i

              Causa merita

 

Soon.../brevemente English

 


hist

 

historia
enigmas
descobrimentos
colombo
navios,

navios,

navios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descobrimentos   

neste site


2ª Fase do período de Descobertas 1470 - 1488                 Introdução - 1ªFase - 3ª Fase - 4ªFase

 

Resumo

Esta fase ficou marcada pela continuidade da exploração da costa africana, mas também pela marcação de posição no norte de África. A responsabilidade dos descobrimentos passa, em 1474, para o príncipe D. João. Os portugueses chegam ao Golfo da Guiné e passam a linha do equador. A nível militar são conquistadas Arzila Mazagão/El Jadida e a nível comercial são fundadas as feitorias de Safim e São Jorge da Mina. É assinado em 1479 o Tratado de Alcáçovas-Toledo, em que Portugal abdicava do interesse das ilhas Canárias, ficava com a exclusividade da exploração das terras a sul, e Castela a norte. Este tratado foi o resultado da vitória portuguesa, na Batalha naval de 1479, contra Castela. Ao aniquilar a frota espanhola, Portugal passou a ser a potência marítima do atlântico. D. João inovou no controlo das suas posses atlânticas, armando as caravelas com canhões e assumia uma posição de extrema firmeza, em que qualquer embarcação não portuguesa capturada, seria destruída e a sua tripulação morta - Mare Clausum

São enviados Afonso de Paiva e Pêro da Covilhã, por terra, de Lisboa ao encontro do Reino mítico do Prestes João. Estes, viajam até ao oriente e recolhem informações sobre o comercio e a navegação no Índico.

O grande feito desta fase, e um dos mais importantes de todos os descobrimentos mundiais, foi a passagem do Cabo da Boa Esperança, por Bartolomeu Dias 1488. Estava encontrada a passagem para a Índia.

 

 

 

Cronologia de acontecimentos 2ª Fase do período de Descobertas

 

1470 - Descoberta do arquipélago de São Tomé e Príncipe (EM),pelos navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar.(18)

 

 

2ª Fase - Exploração e ocupação da costa ocidental de África

 

Passagem da linha do equador.

 

1471 - Conquista de Arzila (1471-1550; 1577-1589). Restituída a Marrocos em 1589.(15)

 

1471 -Descoberta de Ano Bom (Guiné Equatorial) - O seu nome foi-lhe dado pelos navegadores portugueses Pedro Escobar e João de Santarém, que a descobriram no dia 1° de Janeiro de 1471.

 

1471 -Descoberta de A ilha do Pó (Guiné Equatorial) foi possessão portuguesa entre 1474 e 1778, quando foi cedida a Espanha.

 

1472 - Viagem Luso-Dinamarquesa à Groenlândia e Terra Nova (ou Terra dos Bacalhaus - Canada) (EM desde Vikings); a expedição é chefiada por dois marinheiros dinamarqueses, parte da Dinamarca e leva dois navegadores portugueses, João Vaz Corte-Real e Álvaro Martins Homem.(17)

 

1476 - O navegador português João Coelho visita algumas ilhas das Antilhas (sendo elas as actuais Antilhas ou ilhas mais a norte na costa norte-americana) (EM desde Vikings); parece que ia a bordo de um dos seus navios um marinheiro de nome Cristovão Colombo.

 

1482 - Chegada do navegador Diogo Cão à foz do Rio Zaire e exploração desse rio até às cataratas de Ielala a 150 quilómetros da foz; nesta viagem explora-se ainda parte da costa de Angola (EM).(19)

 

1482 - Fundação de São Jorge da Mina - Feitoria portuguesa no Gana, Golfo da Guiné constituída por uma fortaleza e uma povoação, fundada em 1482 com o intuito de controlar e defender o comércio do ouro e a navegação dos portugueses na costa ocidental de África. Corresponde à actual cidade de Elmina.(20)

 

1484: Diogo Cão volta a explorar a costa africana atingindo a zona de Walvis Bay, no Sul da Namíbia (EM).(21)

 

1485 - Conquista de Mazagão/El Jadida (1485-1550); (1506-1769). Incorporação em Marrocos em 1769. (22)

 

1487 - Afonso de Paiva e Pero da Covilhã foram, por terra, de Lisboa até ao Reino do Prestes João (Etiópia).

 

1488 - Construção de uma feitoria em Safim (Marrocos) (1488-1541) 

 

1487/88: Bartolomeu Dias, coroando 50 anos de esforços e metódicas expedições, dobra o cabo da Boa Esperança (EM) alcançando o oceano Índico pelo Sul. Estava encontrado o famoso Promontório Prasso da geografia de Ptolomeu.(23)

 

- Estava finalizada a segunda fase dos Descobrimentos Portugueses. O mundo conhecia finalmente toda a costa ocidental africana.

 


Topo | Descobrimentos  - 1ªFase - 3ª Fase - 4ªFase

 

 

   

 

história de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas,

historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas, historia de Portugal, enigmas, descobrimentos, Colombo, navegação, antiguidade, caravela, civilização antiga, modelismo, mapas,